sexta-feira, 24 de abril de 2015

Projeto Arte Naval



Este projeto foi apresentado por mim através de minha busca no site www.cultura.sp.gov.br em Setembro de 2014 na página da Secretaria de Cultura do governo do estado de São Paulo pela secretaria de estado da cultura, atendendo o programa de ação cultural que publicou seu edital, denominado de: Proac Edital 33/2014 - Concurso de apoio a projetos Especiais – Moda, Gastronomia, Artesanato e Cultura digital – Cuja premiação seria um prêmio individual para um total de 15 pessoas a serem selecionadas e patrocinadas pela Unidade de Fomento e Difusão de Produção Cultural, este projeto deve contemplar um ou mais itens de interesse desta secretaria tais como: Difusão; Formação; Produção; Pesquisa. Onde no mínimo 50% dos projetos seriam para proponentes domiciliados fora da capital do estado de São Paulo e poderia ser pessoa física.


Ao ler estes enunciados do edital me animei em baixar o edital, e me aprofundar nos dados pertinentes das ações, e das condições necessárias para minha habilitação, com o meu projeto já mentalizado e em busca de uma oportunidade como essa, em que tudo se encaixava na busca de oportunidade cultural, fui em frente e me encontrei no Sub-item – Artesanato Artesanato: Produção resultante da transformação de matérias primas, com predominância manual, por indivíduo que detenha o domínio integral de uma ou mais técnicas, aliando criatividade, habilidade e valor cultural (possui valor simbólico e identidade cultural), podendo no processo de sua atividade ocorrer o auxílio limitado de maquinas, ferramentas, artefatos e utensílios.


Neste momento de leitura do edital percebi que tudo aquilo que eu estava lendo era a minha cara, daquilo que eu sabia fazer, e estava dentro da minha formação recente: Arte, modelismo e artesanato naval, onde detinha títulos de formação em 2012e aperfeiçoamento em 2013 do Museu Nacional do Mar- São Francisco do Sul-SC. com apoio do IPHAN e patrocínio da lei de incentivo à cultura e Petrobras, além do mais tinha como missão quase juramentada junto ao pesquisador e formador do curso que me formei, o Arquiteto Dalmo Vieira Filho, Superintendente Estadual do IPHAN/SC, minha missão seria de levar em frente o meu aprendizado, que ao retornar a minha cidade Itariri SP, eu seria um multiplicador do que aprendi em arte naval histórica, de embarcações brasileiras extintas ou em extinção e esta é a minha missão, pois esta formação de especialização foi para apenas para um seleto grupo de 12 pessoas do Brasil inteiro de Norte a Sul do País, por eu ter me enquadrado neste seleto grupo como um dos melhores alunos dos quatro últimos Liceus, em Dez anos de sua existência, Nesta especialização tivemos a presença do mestre e arqueólogo naval Português Dr. Carlos Montalvão, eu me formei como o único representante do estado de São Paulo.


Portanto munido destes conhecimentos teóricos e práticos me capacitei e idealizei o presente - Projeto Artesanato naval, me adequei as solicitações dentro dos critérios do Proac Edital, observando na pré- análise do projeto que são; Relevância artística do projeto; Ações inseridas nas comunidades e iniciativas vinculadas a sustentabilidade; interesse público, compatibilidade orçamentaria; Proposta de contrapartida; Descentralização geográfica e capilaridade no estado de São Paulo; Viabilidade de realização do projeto. E desenvolvi o mesmo na forma solicitada Com: Apresentação; Objetivos; justificativas; Currículo; Portfólio e anexos.


Tudo escrito/digitado, lido, revisado, aprovado, copiado os cadernos, Comprovante de isenção de dívida ativa, Municipal, Estadual e Federal postados em tempo por SEDEX, depois foi só ficar aguardando ansiosamente os resultados, que foram chegando a min através de minhas consultas quase diárias, nas publicações do Proac Edital ao longo de quatro meses, na página pública em oito publicações distintas.


Finalmente APROVADO

Nenhum comentário:

Postar um comentário